2022 Fragmentos do Infinito english Icaro Ferraz Vidal Junior
2017 Teresa Viana english Tatiane Santa Rosa
2015 Remanescer, erguer, habitar
2012 Teresa Viana: A corporeidade da cor Ana Magalhães
2009 Menos é mais english José Bento Ferreira
2007 A pintora
2005 Contra-clichés cromáticos english Afonso Luz
2005 O informe na obra de Teresa Viana
2002 Teresa Viana english Fernando Oliva
2001 A vivacidade instigante da pintura: obras
recentes de Teresa Viana english
1999 Teresa Viana – a sedução da cor english Stella Teixeira de Barros
1999 Teresa Viana - desenhos english Nancy Betts
1996 A produção recente de Teresa Viana ou a
pintura na corda bamba english
1996 Teresa Viana - Pintura english
imprensa / press
2001 Teresa Viana exibe suas cores transbordantes
1999 Teresa Viana cria cidades invisíveis
1999 Teresa Viana recria paisagem a lápis
TERESA VIANA - desenhos
Texto publicado no catálogo da exposição de desenhos no Escritório de Arte Rosa Barbosa, SP.
Branco e vazio o papel invoca e provoca uma ação. Para o artista, como resistir a essa tentação de insuflar forma e movimento a este campo aberto a possibilidades? A possibilidade é o que estimula o gesto a romper a inércia e escorregar, deslizar sobre a superfície do material e fazer existir a linha, o desenho.
A artista institui o fazer neste gesto seminal e vai construindo seu texto; cada linha tem sua trajetória que ao se articular com outras por acúmulo, vai adensando o organismo da composição. As camadas de cor, geralmente monocromáticas, tanto podem estar sob como sobre o desenho. No primeiro casa, as linhas, ao serem esmaecidas pelas pinceladas, criam a impressão de que a trama adentra uma região mais profunda do papel. Os mecanismos de elaboração do trabalho acionam uma dinâmica que organiza a direção do olhar para as áreas condensadas de informação efetuadas no plano, ao mesmo tempo em que supomos também "entrar" no desenho. O espaço é preenchido até a exaustão, ou seja, o ponto no qual a aparência é ser.
Desta expressividade resultam dois estados contrários: os trabalhos que envolvem um teor de concentração de traços em conjunção com um ritmo em cadeia produzem inóspitas, desertas, áridas, tecidas com fios secos e duros ao sabor de um ímpeto contundente e que desencadeiam um efeito de estranho isolamento e, aqueles cuja descontinuidade das linhas com uma tensão mais espaçada flutuam como fragmentos soltos na topologia do campo, criando um sentido de paisagens inacessíveis, porém tranquilas e silenciosas.
Juntos na exposição, os desenhos formam um corpo de trabalho no qual a totalidade confirma a consistência do discurso e reafirma as ressonâncias que intimamente ligam e relacionam as unidades-desenhos do construto imagético traçado.