2022 Fragmentos do Infinito english Icaro Ferraz Vidal Junior
2017 Teresa Viana english Tatiane Santa Rosa
2015 Remanescer, erguer, habitar
2012 Teresa Viana: A corporeidade da cor Ana Magalhães
2009 Menos é mais english José Bento Ferreira
2007 A pintora
2005 Contra-clichés cromáticos english Afonso Luz
2005 O informe na obra de Teresa Viana
2002 Teresa Viana english Fernando Oliva
2001 A vivacidade instigante da pintura: obras
recentes de Teresa Viana english
1999 Teresa Viana – a sedução da cor english Stella Teixeira de Barros
1999 Teresa Viana - desenhos english Nancy Betts
1996 A produção recente de Teresa Viana ou a
pintura na corda bamba english
1996 Teresa Viana - Pintura english
imprensa / press
2001 Teresa Viana exibe suas cores transbordantes
1999 Teresa Viana cria cidades invisíveis
1999 Teresa Viana recria paisagem a lápis
Teresa Viana
Tatiane Santa Rosa
Teresa Viana faz parte de uma geração de pintoras e pintores brasileiros que surgiram após o fim da ditadura, no final da década de 1980. Teresa estudou no Rio de Janeiro na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e mudou-se para São Paulo em 1992. Em 2001, Teresa recebeu uma bolsa-trabalho da Fundação Pollock-Krasner (NYC). Por mais de vinte anos ela tem trabalhado em grande escala, principalmente com a pintura encáustica e em óleo sobre tela, explorando os limites entre abstração e figuração. Em seu estúdio na Vila Madalena, São Paulo, ela cria a base de sua tinta com encáustica (cera fria) e óleo, uma técnica que ela adaptou às suas próprias necessidades: um processo demorado que – sem negar – difere do legado gestual da pintura abstrata expressionista Norte-americana na sua versão masculina.
Viana cria camadas de tinta indistinguíveis construídas por dezenas de volumes de cera colorida que se lançam para fora do espaço da tela, escapando da bidimensionalidade. Muitas vezes, Teresa volta ao trabalho para remover a cera, criando novas texturas, em um processo de simultânea acumulação e subtração. A complexidade do resultado final esconde a lentidão deste processo: as suas grandes pinturas são, por vezes, de um colorido que prende o olhar ao mesmo tempo que procuram abraçar o corpo do espectador. Uma entusiasta da dança moderna, Teresa combina o lento “fazer” da encaustica aos movimentos soltos de uma bailarina contemporânea.
Teresa também possui uma prática em desenho e aquarela: uma abordagem figurativa, mais fluida e mais rápida que, no entanto, está em diálogo com a paciência que suas pinturas emitem. Mais recentemente, ela adotou processos digitais para digerir a cultura dos espaços virtuais, relacionando essa experiência com a tridimensionalidade de suas obras tradicionais. A prática de Teresa Viana caracteriza-se, assim, por uma persistência material: enquanto a superfície da tela recebe a complexidade e a velocidade das formas, cores e interações de planos, sob essas camadas de visualidade Teresa dança, pacientemente, moldando a cera, misturando as cores, adicionando, multiplicando, e depois subtraindo.